quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Estratégia de um Mercado Sadio.






Ultimamente as redes de notícias falam muito de estratégias, visão sistêmica, simetria, prospecção de mercado enfim várias maneiras e artifícios para almejar um crescimento gradativo nas corporações.

Esta análise pode ser vista por diversos parâmetros dentro do seu trabalho. Está sendo desenvolvida na maioria das corporações uma área estratégica, onde é responsabilizada por todo o estudo e desenvolver formas para aprimorar seus produtos e propagar novos mercados.

O surgimento desta área evoluiu com o decorrer da crise em 2008, a quebra de paradigma que muitas corporações obtiveram foi sair da zona de conforto apresentando ao cliente apenas um mono-produto. E a estratégia momentaneamente é aumentar e diferenciar sua linha para atingir novos mercados.

A área a ser desenvolvida na corporação é a de Inteligência de Mercado ou Marketing Estratégico. Esta área começa a desenvolver estudos complexos, muito bem detalhados para o desenvolvimento de novos produtos.

São pesquisas realizadas, levantamento de dados, realização de estatísticas que demonstram o devido crescimento. Estas informações demonstrarão se o produto possui ou não valor agregado para realizar sua fabricação.

Este procedimento faz com que a empresa saia na frente, e comece a nortear novos planos para conquistar ainda mais seu mercado. Outra forma de atingir um novo horizonte para a corporação é escutar o cliente. O ditado que o cliente sempre tem razão é verdadeiro.

Esta no cliente a sua necessidade, é ele que poderá lhe entregar informações que fará com que sua corporação saia na frente.
A estratégia é saber ouvir, saber interpretar e depois aplicar. Se a corporação souber desenvolver estas virtudes a toda equipe, poderá desenvolver novos produtos e por sua vez criar um mercado sadio.

Não pense que a monotonia de algumas corporações é razão de serem mar azul. A maioria dos Cases de sucesso são aqueles que iniciam por um caminho de incertezas e a cada momento vislumbram os grandes aprendizados.

Saiba montar em sua corporação uma estratégia diferenciada e ao aplicar seja sempre de forma evolutiva e promissora de sucesso.
 Samuel Heil



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