sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Quebra de Paradigmas nas Organizações




Por Samuel Heil


Atualmente as tecnologias e os conceitos vêm sendo substituídos de maneira muito rápida, caberá as pessoas acompanharem essas mudanças ou estarem preparados para ela.


A quebra de paradigmas está presente no contexto atual como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos.


Os executivos vêem a substituição de paradigmas com grande importância, como uma das formas de evitar a falência das empresas.


Mudanças significam correr riscos, saber identificar o que é certo e errado é fundamental e por fim analisar uma maneira viável para que a empresa obtenha bons resultados, a empresa deverá estar ciente que irá encontrar resistência por parte de algumas pessoas, estas são chamadas de paradigmáticas, ou seja, apegadas a paradigmas anteriores. 


A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante.


As empresas hoje precisam ser flexíveis, mais focada, de alta performance mas de baixo custo e de longo prazo. Estas contradições são na verdade a quebra de paradigmas da organização centralizadora e opressiva. Hoje, a concorrência é acirrada, o consumo, é cada vez maior e as empresas precisam tirar o maior proveito possível de suas vantagens competitivas, sempre inovando, sempre aprendendo. 

O paradigma possui aspectos bons e ruins, os gestores devem encontrar o equilíbrio entre os processos para que a mudança ocorra. Existe, porém um paradoxo quando o autor diz que “muitas vezes o fracasso é resultado das melhores práticas de gestão”. Onde estará o erro, se melhores práticas de gestão significam 100% de boa gestão, bem como dos acertos, e responsabilidade com seus colaboradores? 


A se ver diante de uma decisão tecnológica, as empresas mais antigas não sabem como reagir. Sua resposta a novas idéias, muitas vezes, é dizer que não funcionam. 


Isso ocorre porque a tecnologia de ruptura não é percebida a tempo, ela é responsável pelo fracasso de grandes corporações. Porque ela percebe o que o cliente quer antes mesmo dele vir a pedir, necessitar ou questionar, o problema é que a princípio essa tecnologia surge como algo inútil, sem propósito e com custos altos. 

Um comentário:

  1. Wynn Hotel and Casino - Mapyro
    Wynn Hotel and 의왕 출장안마 Casino is located on the Las Vegas 목포 출장샵 Strip in Paradise, Nevada. 춘천 출장샵 The 속초 출장마사지 casino features an indoor pool and 인천광역 출장안마 free WiFi. This casino resort features

    ResponderExcluir