terça-feira, 24 de maio de 2011

A Diferença Aplicada aos Consumidores Y

Diferença que faz à diferença é a nova Geração Y perante o mercado de trabalho.



Por Samuel Heil

  
Sempre atualizados na mídia e em redes sociais, abusam da comunicação eletrônica e promovem grande círculo de relacionamentos on-line. Tratam seus amigos e qualquer outro tipo de hierarquia, sem muitas diferenças, promovem diálogos abertos rápidos e informais. São imediatistas e dispostos a viver o hoje.

Não deseja ficar muito tempo em empresas que possam atribuir em longo prazo algum crescimento. Não gostam de rotina, principalmente se a rotina for conflitar com sua autorealização. Essas são apenas algumas características que definem os jovens da Geração Y.

Nascidos entre 1978 e 1990 eles representam uma nova classe de profissionais, que esta começando assumir posições estratégicas dentro das empresas. Desta forma as companhias que almejam atrair e reter talentos terá que se adaptarem a suas práticas de gestão de pessoas aos gostos e atitudes dessa geração. Mudando assim as rotinas de RH e também a de Marketing.

Essa mudança define novas formas de construção das marcas e a comunicação com o consumidor – vender. As empresas devem assimilar que a forma do consumidor se atém ao produto, esta sendo modificada.

Parte desta mudança ocorre com o nível de lealdade as marcas. E por falar deste assunto os representantes da Geração Y se tornam absolutamente Zero. Idades que variam de 21 á 30 anos formam um segmento de consumo propriamente aberto. A maioria desta geração não se relaciona com a marca e sim pelo gosto. Principalmente despertam à necessidade de estarem em alto estilo usando roupas da moda sem identificação da marca. Estes por sua vez estão mudando seus estilos e tendo aptidões para revistas, obtém muito foco na inovação que esta fazendo a cabeça desta geração tão apreciada.

Mas não é por isso que eles deixam de ser exigentes. Eles identificam a qualidade muito bem dos produtos e são bons negociadores além de realizar várias comparações que nas quais levam a obterem o melhor preço na hora da compra.

Essa tendência á infidelidade expõe as empresas tanto a ameaças quanto a oportunidades. Muitas empresas estão renovando suas marcas para poderem atrair esta geração. Para muitas empresas que ainda estão à procura de seu espaço, faz da chegada desta geração a equivalência para grandes oportunidades. Um ponto relevante que pode considerar é que esta geração prioriza os benefícios na hora da compra do que pelo status que marca oferece. Surge a oportunidade para todos, desde que possa atender as necessidades desta geração.

A linha evolutiva do consumidor segue desta forma:

Tradicionais até 1945

   Pessoas nascidas antes do final da II Guerra Mundial, em 1945. O que se têm relatos é que elas representam o que existe de mais tradicional no mercado de consumo. Céticos, apegados a dogmas religiosos e respeitosos com a hierarquia tanto na organização quanto na família.

Baby – Boomers (1946 á 1964)

Após a II Guerra o mundo entra em uma fase de crescimento e explanação vindo à prosperidade que leva a um Boom global de natalidade. Por isso o termo “baby booner”. Cresceram com olhar rigoroso e conflituoso com chefes e superiores. Consomem marcas como se elas fizessem parte de sua própria tradição familiar.

Geração X (1965 á 1977)

Geração de transição com características não muito definidas o que explica o fato de ser conhecida apenas como Geração “X”. Esses cresceram em tempos de abundância e propuseram seleção de marcas na forma mais criteriosa que seus pais. Mas sofreram com a crise de 1970 e se tornaram superprotetores com seus filhos.


Geração Y (1978 á 1990)

Acostumaram a estar no centro das atenções e desde cedo tiveram acesso a meios de comunicação e informações sofisticados. Época de culto a infância. Não possuem fidelidade ás marcas. Querem viver o momento e ter uma vida plena. Carreira longa? Só se for empresa bacana, com ambiente propício de convivência.

A Geração Y vive antenada ao que ouvem, lêem entre amigos e redes sociais. Uma característica da Geração Y que afeta diretamente as marcas é a necessidade de falar e ser ouvido. Com relação ao local de trabalho, os profissionais desta faixa etária são muito mais sensíveis a esses fatos e se frustram facilmente, quando percebem que são apenas “mais um” dentro da empresa. Como profissionais eles querem se expressar e deixar uma mensagem, um legado fazendo questão de sempre obter Feedback.

Esta geração gosta de mostrar e expressar suas atitudes em sua própria maneira de vestir. Por isso se tornam independentes na hora de escolher seu figurino, sendo este social ou não, mas que possa gerar bom gosto e além desta geração possuir criatividade de sobra e se tornam mestres de algumas profissões.

Outro fator é a procura de informações alinhadas a mídia, vivem buscando aprimoramento rápido e de forma segura. Adquirem vários conhecimentos fazendo de seu perfil um giro de 360º de conhecimento já que pensam em obter maior amplitude quanto a sua formação.

Fazem à diferença serem vista na empresa desde que possa ter autonomia para tomada de certas decisões, além de possuir equilíbrio, muitos possuem perfil de liderança, mas ainda muitos CEO’s não estão obtendo a visão de aproveitamento desta geração. Poucos se acomodam e a maioria se destaca pelo esforço e flexibilidade que possui além do talento que se demonstra ao executar determinada tarefa. Na verdade são meros descobridores e usam sua inteligência e criatividade para vencer os contratempos que o mercado demonstra como grandes desafios.

Na próxima matéria tratarei de falar sobre a percepção da personalidade da Geração Y. Podendo se classificar se você faz parte desta fabulosa geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário