quarta-feira, 27 de abril de 2011

Estratégias de empresas para prospectar novos mercados

Conquistar novos mercados é o que grandes empresas estão almejando após a crise de 2008.


 Por Samuel Heil


Algumas empresas estão buscando novas estratégias de mercado e além de aprimorem seus produtos que são essência de seu sucesso estão investindo fortemente e desafiadora na prospecção de novos mercados e áreas totalmente diferenciadas de seu segmento.

A garantia esta na concorrência abusiva que o mercado externo esta se infiltrado cada vez mais em nosso País, podendo haver oscilações e perca de market share de seus produtos. Países como China, Índia são vistos como grandes repassadores de mercadoria para os países como o Brasil.

Com a alta tecnologia e redução de seus impostos estes países conseguem por um bom preço entrar no mercado e competir com os produtos aqui fabricados e se tornarem muito abaixo do que os produtos brasileiros.

Para isso grandes empresas brasileiras estão buscando investir em novas áreas, fazendo com que criem outro tipo de faturamento e linha de mercado.

Com um acordo de parceria, entram como sócios de determinadas empresas de renome no mercado e aplicam suas metodologias para o novo segmento.

Atualmente as empresas estão possuindo a visão de investir em empresas tradicionais que aplicam suas operações artesanalmente. Fazendo com que a diferença e a qualidade do produto não sejam exatamente copiadas.

 Para almejarem novos rumos e fugir de seus atravessadores e concorrência desleal do mercado Chinês que utiliza o sistema e CRTL C e CRTL V  dos produtos que podem ser produzidos em grande escala, como sofrem alguns produtos manufaturados. Formas artesanais tornam-se únicas e a qualidade da marca é o que fortalece a venda direta do produto. Assim fica inevitável ser copiado e se tornar vilão da concorrência.

Assim pensa a Empresa WEG que esta apostando em novos rumos de investimento. Atualmente são os maiores fabricantes de motores elétricos do Brasil, com vendas anuais que chegam a R$ 5,1 bilhões apostam em novos mercados que geram receita de R$ 35 milhões ano. Ao adquirirem a empresa Oxford que fabricam louças artesanais e que possui renome alto no mercado brasileiro.  

Buscam através do novo sistema que esta sendo aplicado as empresas do grupo, inserção de novos públicos de classe A e B com a desenvoltura de novos lançamentos de louças pintadas a fio de ouro e prata. Prospectando assim novo diferencial a marca fazendo que seja reconhecida ainda mais nacionalmente e mundialmente criando nova cadeia de valores no mercado.

Além desta a empresa investiu na aquisição a outra empresa de Cristais, localizada em uma pequena cidade de Santa Catarina. Pretendendo acrescentar um novo designer a um produto que pode se tornar ainda mais requintado e deste proporcionar novos rumos para o segmento de Louças em geral.

Para os investidores trata-se de uma arte que estava sumindo e cujo resgate pode proporcionar um diferencial competitivo neste setor em escala global.

A visão sistêmica de algumas empresas esta no delineamento para novos segmentos que possam garantir rentabilidade e resultados ainda maiores a todo grupo.

Para futuros investidores existem muitos mercados ainda não garimpados e que podem se tornar sucesso para suas empresas e meios de investimento para seus atuais mercados.


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