quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O consumidor Transparente


 Será que as empresas enxergam o potencial de consumo da terceira idade?


Atualmente as empresas estão na busca do sucesso se preocupando muito no hoje e no amanhã e acabam esquecendo de analisar as fontes estatísticas e favorecer suas novas estratégias. Recebemos elogios de determinados produtos e até mesmo críticas. Será que as empresas estão monitorando este mercê? Um público notório é o da terceira idade existe muita gente despreparada para esse tipo de público que são certamente tratados como invisíveis. Na qual carece de muita lógica matemática.

 Tudo se evidência e comprova-se pelo rápido processo de envelhecimento da população Brasileira. Isso serve de alerta para as novas demandas socioeconômicas a serem enfrentadas pelo menos nos próximos 30 anos, quando a população idosa será em torno de 26% da população. Olhando com bons olhos isso é um valor significativo para a possível mudança e atendimento as pessoas idosas.

Existe certo desafio para as empresas como enfrentar e conduzir técnicas para atender esse público tão esperado. Oportunidade de melhorias no atendimento seria uma delas, as pessoas idosas necessitam de atenção e principalmente carinho e simpatia. Estamos habituados a empurrar as vendas e não demonstrar atenção ao produto que estamos vendendo muitas vezes acontece falta de informação e maneiras de como vender.


Sabendo conduzir uma boa negociação a uma pessoa idosa é demonstrar satisfação. A maioria deles indicam e repassam a referência do seu tratamento, deste modo você consegue atribuir novas oportunidades de mercado. Ao entender os anseios do cliente da terceira idade, o empresário pode reduzir as perdas nas vendas do presente, além de antecipar produtos e serviços que podem potencializar o desempenho no futuro.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente de pessoas com mais de 60 anos ultrapassa 18 milhões (PNAD 2010) – número que supera a população da terceira idade em vários países, como França, Inglaterra e Itália. No Brasil, os maiores de 75 anos já são 5,5 milhões de pessoas.  Este aumento demonstra um super potencial a ser investido. Com enorme potencial em vendas.

Enquanto que muitas empresas buscam entrar em mercados altamente minados por concorrentes, por que não favorecer produtos que façam a diferença para este grandioso nível de pessoas. Os gostos mudaram as formas e estilo de roupas também. A maioria dos idosos possuem seus desejos e anseios, são pessoas mais seletivas, muitos já são de mente aberta e grandes descobridores. O que precisa ser realizado para fortalecer as suas vendas nada mais é do que demonstrar valores culturais e organizacionais. Para isso aprenda que tirar algumas horas de seu tempo corrido de trabalho e ouvir uma pessoa idosa você se conquista e ao mesmo tempo a conquista também.


O que ultimamente esta acontecendo que as pessoas idosas não são tão valorizadas quanto deveriam. E na verdade eles nada mais são que anunciadores de sua marca.
Melhore seu atendimento e ofereça seu produto, que com certeza sua vendas  se desenvolverão e você alem de fazer de sua empresa dar um grande salto poderá também desenvolver seu grande case de sucesso que poderá ser passado para as novas gerações.
Ninguém entendeu ainda o processo da evolução humana. Se analisarmos o setor de vestuário infantil a forma de crescimento esta primeiramente no público idoso, pois são os que ficam com seus netos a melhor parte do dia.

Isso acontece porque os pais vivem trabalhando para construírem seu futuro e não possuem tempo para brincar, os avós contam estórias, falam de seu preciso tempo de juventude, e estas crianças vão obtendo uma personalidade e cultura e incentivam os pais a irem pelo mesmo caminho. Se as empresas pudessem analisar estas estratégias e aplicá-las com certeza o potencial que as empresas conseguiriam seriam extraordinários. Isso é apenas um exemplo de muitos que poderemos executar.

Devemos estar comprometidos em propagar o consumo inclusivo – um modelo em constante evolução que acompanha a transformação da sociedade e dos consumidores.

Samuel Heil

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